Este é seu Idioma.? Traduza.

menu suspenso

quinta-feira, 28 de julho de 2016

VANTAGEM TIRAR

Estudo Comentário

 

COMENTÁRIOS BÍBLICOS - ESBOÇO

Fonte: Ilumina (Adaptado)

 

VANTAGEM, TIRAR

 

 

O QUE PODE TENTAR UMA PESSOA A TIRAR VANTAGEM DE OUTRA?

1 Samuel 24:4-7 . . . Este é o dia do qual o Senhor te disse: Eu te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhes-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi levantou-se, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul. Depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor."

A tentação de popularidade e controle pode causar que nós tiremos vantagem dos outros. Precisamos também nos certificar que o conselho dos outros é focado em Deus ao invés de em si próprio

Zacarias 7:10 . . . Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão no seu coração.

Deuteronômio 24:14 . . . Não explorarás o assalariado pobre e necessitado, seja ele teu irmão, seja ele estrangeiro que mora na tua terra e nas tuas cidades.

2 Timóteo 3:5-6 . . . tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias, levadas de várias concupiscências;

 

O vulnerável frequentemente atrai aqueles que tiram vantagens dos outros.

 

Gênesis 27:35-36 . . . Respondeu Isaque: Veio teu irmão, e com sutileza tomou a tua benção. Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já duas vezes me enganou? Tomou-me o direito de primogenitura e agora me tirou a benção. Disse ainda: Não reservaste benção alguma para mim?

Romanos 16:18 . . . Pois os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre. Com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos.

 

Aqueles que estão mais interessados nos seus próprios interesses frequentemente tiram vantagem dos outros.

 

Ezequiel 22:27 . . . Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.

Jeremias 23:10 . . . A terra está cheia de adúlteros; por causa da maldição a terra chora, e os pastos dos desertos se secam. O caminho dos adúlteros é a maldade, e a sua força a injustiça.

Miquéias 7:3 . . . As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores.

 

Poder e dinheiro frequentemente se juntam para tentar alguns a tirar vantagem de outros.

 

QUAIS SÃO OS RESULTADOS DE TIRAR VANTAGEM DE OUTROS?

 

Deuteronômio 24:15 . . . No mesmo dia lhe pagarás o seu salário, para que o sol não se ponha sobre a dívida, pois ele é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.

Isaías 3:14 . . . O Senhor vem em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes: Sois vós os que consumistes esta vinha; o espólio do pobre está em vossas casas.

João 2:15-16 . . . Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!

 

O Senhor considera pecado tirar vantagem dos outros. Aqueles que tiram vantagem dos outros serão julgados.

 

Mateus 21:13 . . . E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas a tendes convertido em covil de ladrões.

 

Tirar vantagem dos outros pode interferir na adoração.

 

Salmos 25:3 . . . Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti, mas confundidos serão os que procedem traiçoeiramente sem causa.

Jó 24:20-21 . . . A madre se esquecerá dele, os vermes o comerão gostosamente; nunca mais haverá lembrança dele, e a iniquidade se quebrará como árvore. Aflige e estéril que não dá a luz, e não faz bem à viúva.

Provérbios 26:26 . . . Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia será relevada na congregação.

 

Aqueles que tiram vantagem dos outros, eventualmente serão expostos e envergonhados.

COMO DEVEMOS REAGIR QUANDO OS OUTROS TIRAM VANTAGEM DE NÓS?

 

Gênesis 31:7 . . . mas vosso pai tem me enganado, e dez vezes mudou o meu salário. Porém Deus não permitiu que ele me fizesse mal.

Provérbios 22:22-23 . . . Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem oprimas o aflito em juízo, e aos que os roubam lhes tirará a vida.

Ezequiel 34:22 . . . eu livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de pressa, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.

1 Pedro 2:23 . . . Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes, entregava-se àquele que julga justamente.

 

Nós temos que confiar que Deus é a nossa proteção, o nosso último defensor e juiz justo. Como que poderia ser melhor para nós?

PROMESSAS DE DEUS:

 

Provérbios 2:6-9 . . . Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, escudo é para os que caminham na sinceridade, pois guarda as veredas do justo, e protege o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas.

Romanos 6:13 . . . Nem tão pouco apresentais os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade, mas apresenta-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário